MOSTRA DE CINEMA: A IMIGRAÇÃO NO CINEMA HISPÂNICO – JANEIRO 2018

A Mostra de Cinema: A imigração no cinema hispânico apresenta filmes de classificação e linguagens variadas, sendo a curadoria de RAFAELA MARENGO, diretora do Centro Cultural da Espanha com a participação especial de JOÃO SOLDA, Diretor e roteirista independente em projetos para cinema e televisão, com o Curta-metragem: Cambié su nombre y seguí hablando de ella sin que lo supieras.

Sinopses:
Dia 26 – 19h
Curta-metragem de João Solda: Cambié su nombre y seguí hablando de ella sin que lo supieras
Gênero: Ficção
Diretor: João Solda
Duração: 17 min Ano: 2016
País: Brasil
Sinopse: Camilo, um imigrante cubano em Paris decide voltar para a ilha depois de ficar duas décadas longe de casa. Pelas ruas de Havana ele conta para seu amigo Lázaro como estão as coisas na ilha depois desse tempo todo longe.

19h30 A Jaula de Ouro
Título original: La jaula de Oro
De: Diego Quemada-Díez
Com: Brandon López, Rodolfo Domínguez, Karen Martínez
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: ESP/Guatemala/MEX, 2013, Cores, 108 min.
Juan, Sara e Samuel são três adolescentes que abandonam a sua aldeia na Guatemala e empreendem uma longa e difícil jornada rumo ao desconhecido. O grande objectivo é atravessar a fronteira mexicana e tentar a vida nos EUA. No percurso, conhecem Chauk, um jovem índio de quem se tornam amigos e que decide embarcar na mesma aventura. Confiantes no que o amanhã lhes reserva – e apesar da tristeza de terem deixado tudo para trás – eles fixam-se na ideia do “sonho americano” de que todos falam quando se referem aos EUA. O caminho, apesar de repleto de medo, sofrimento e muitas injustiças, está também cheio de grandes ensinamentos e verdadeiros actos de coragem.
Um “road movie” sobre migração, que marca a estreia na longa-metragem de Diego Quemada- Díez. PÚBLICO

Dia 27 19h
Desnorteados
2015 14 1h46min
Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, fartos de uma Espanha incapaz de dar trabalho e um futuro, decidem emigrar para Alemanha seguindo os cantos de sereia de um programa de televisão tipo “Espanhóis pelo mundo”. Mas logo descobrem que perseguir o sonho alemão pode ser um pesadelo.