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OBJETIVOS DE CADA NÍVEL
O objetivo de cada nível segue as diretrizes do Quadro Europeu Comum de Referência que é um documento europeu oficial que pretende contribuir para a cidadania democrática e apoiar os cidadãos em situações de mobilidade. Nele ficam descritas as competências em todas as línguas estrangeiras, adquiridas não só em contexto de educação formal, mas também em qualquer outra situação de vida.
Nível elementar |
A1 | Ser capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Poder apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Poder comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. |
A2 | Ser capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). Ser capaz de se comunicar em tarefas simples e cotidianas que exigem apenas uma troca de informação simples e direita sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Poder descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. | |
Nível independente |
B1 | Ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) Ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. Ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Poder descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto. |
B2 | Ser capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. Ser capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e se sentir à vontade com falantes nativos, sem que haja tensão. Ser capaz de expressar-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da atualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades. | |
Nível proficiente |
C1 | Ser capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. Ser capaz de se expressar de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. Ser capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Poder expressar-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. |
C2 | Ser capaz de compreender, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. Ser capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. Ser capaz de se expressar espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas. |